domingo, 1 de junho de 2008

Crianças brasileiras são as campeãs de acesso à internet

Crianças brasileiras são as campeãs de acesso à internet
Nessa primeira década do século XXI, a preocupação principal da maioria das crianças brasileiras ainda continua sendo brincar e se divertir. Entretanto, a profusão das novas tecnologias e a penetração cada vez mais precoce das ferramentas digitais em seu universo alteraram de forma significativa as maneiras de 'brincar' da nova geração.A análise é resultado da pesquisa Playground Digital, realizado pelo canal de TV por assinatura Nickelodeon, que avaliou a relação de mais de sete mil crianças, de doze países, com a tecnologia e mostrou as influências que essa tem em seu comportamento. Os dados colocaram as crianças brasileiras no topo do podium das que mais acessam a Internet do mundo - 71% dos pequenos brasileiros navegam com freqüência na web 2.0 e a consideram parte integrante de sua diversão e da construção de seu círculo social.Outra análise importante da pesquisa diz respeito à concepção que as crianças brasileiras possuem do uso dos aparelhos tecnológicos. Enquanto em países como Holanda, Itália, Suécia e até mesmo no México - único país latino, além do Brasil, incluído na pesquisa - os celulares são vistos como itens de segurança, em nosso País, a posse do aparelho representa um fator de ampliação do contato social. Da mesma forma a internet também modificou a forma de se conquistar e de se manter amigos. O Brasil é o segundo País onde as crianças mais possuem amigos virtuais - superado apenas pela China, país no qual o regime comunista restringe o acesso à internet da população. 67% das crianças brasileiras são participantes de sites de relacionamento, como o Orkut, e 58% julgam que as conversas virtuais (por comunicadores instantâneos como o MSN) são mais espontâneas e proveitosas do que reais.Apesar da pesquisa revelar a internet como elemento inerente ao cotidiano das crianças, os velhos hábitos televisivos ainda predominam na busca por entretenimento dos meninos e meninas. Para 88% das crianças, assistir a TV ainda é a atividade que mais traz diversão, seguida por assistir a DVD (83%) e por ouvir música (82%). Considerando os resultados de todos os países, a música vem em primeiro lugar, sendo a atividade preferida de 70% das crianças, seguida de assistir a TV ou sair com os amigos (65%).
Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário:

Powered By Blogger